Ciclo plan-do-check-act (pdca)


Ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA)


Procurando mais sobre o modelo PDCA?


Também chamado de: PDCA, plano & ndash; estudo & ndash; agir (PDSA) ciclo, Deming ciclo, Shewhart ciclo


O ciclo & ndash; do & ndash; do teste do & ndash; do da planta é um quarto modelo do passo para executar a mudança. Assim como um círculo não tem fim, o ciclo PDCA deve ser repetido uma e outra vez para melhoria contínua.


Figura 1: Ciclo Plano-fazer-verificar-atuar


Quando usar o plano & ndash; Fazer & ndash; Verificar & ndash; Ato


Como modelo de melhoria contínua.


Ao iniciar um novo projeto de melhoria.


Ao desenvolver um projeto novo ou melhorado de um processo, produto ou serviço.


Ao definir um processo de trabalho repetitivo.


Ao planejar a coleta e análise de dados a fim de verificar e priorizar problemas ou causas raiz.


Ao implementar qualquer alteração.


Planejar & ndash; Verificar & ndash;


Plano. Reconhecer uma oportunidade e planejar uma mudança.


Faz. Teste a alteração. Realizar um pequeno estudo.


Verifica. Reveja o teste, analise os resultados e identifique o que aprendeu.


Aja. Faça a ação com base no que aprendeu na etapa do estudo: Se a mudança não funcionar, passe pelo ciclo novamente com um plano diferente. Se você fosse bem sucedido, incorporar o que você aprendeu do teste em mudanças mais largas. Use o que aprendeu para planejar novas melhorias, iniciando o ciclo novamente.


Planejar & ndash; Verificar & ndash; Actuar Exemplo


O Distrito Escolar de Pearl River, NY, que recebeu o Prêmio Nacional de Qualidade Malcolm Baldrige em 2001, usa o ciclo PDCA como modelo para definir a maioria de seus processos de trabalho, desde a sala de reuniões até a sala de aula.


O PDCA é a estrutura básica para o planejamento estratégico geral do distrito, necessidades de análise, planejamento e entrega do currículo, estabelecimento de metas e avaliação de pessoal, prestação de serviços para estudantes e serviços de apoio e instrução em sala de aula.


A Figura 2 mostra sua abordagem "A + para o Sucesso em Sala de Aula" & rdquo ;. Este é um ciclo contínuo de conceber currículo e entregar a instrução em sala de aula. A melhoria não é uma atividade separada: é incorporada no processo de trabalho.


Figura 2: Planeje & ndash; verifique & ndash; aja exemplo


Plano. A Abordagem A + começa com um plano & rdquo; Passo chamado & ldquo; analisar & rdquo ;. Nesta etapa, os alunos & rsquo; As necessidades são analisadas através do exame de uma série de dados disponíveis no "warehouse" electrónico de dados da Pearl River, & rdquo; Desde os graus até o desempenho em testes padronizados. Os dados podem ser analisados ​​para cada aluno ou estratificados por grau, sexo ou qualquer outro subgrupo. Como o PDCA não especifica como analisar dados, um processo de análise de dados separado (Figura 3) é usado aqui, bem como em outros processos em toda a organização.


Figura 3: Rio das Pérolas: processo de análise


Faz. A Abordagem A + continua com dois & ldquo; do & rdquo; passos:


& Ldquo; Alinhar & rdquo; Pergunta o que as normas nacionais e estaduais exigem e como serão avaliadas. O pessoal docente também planeja o currículo observando o que é ensinado nos níveis anteriores e posteriores e em outras disciplinas para assegurar uma clara continuidade da instrução ao longo da escolaridade do aluno. Os professores desenvolvem metas individuais para melhorar sua instrução onde o & ldquo; analisar & rdquo; Passo mostrou quaisquer lacunas.


O segundo & quot; faça & rdquo; Passo é, neste exemplo, chamado de & ldquo; agir & rdquo ;. Isto é onde a instrução é realmente fornecida, seguindo o currículo e metas de ensino. Dentro dos parâmetros estabelecidos, os professores variam a entrega da instrução com base nas taxas de aprendizagem de cada aluno e estilos e métodos de ensino variados.


Verifica. O & ldquo; check & rdquo; Passo é chamado de & ldquo; avaliar & rdquo; Neste exemplo. As avaliações formais e informais ocorrem continuamente, a partir do professor diário "dipstick" Avaliações de cada seis semanas para os testes anuais padronizados. Os professores também podem acessar dados comparativos no banco de dados eletrônico para identificar tendências. Estudantes de alta necessidade são monitorados por uma equipe especial de estudo infantil.


Ao longo do ano letivo, se as avaliações mostram que os alunos não estão aprendendo como esperado, as correções do meio do curso são feitas como re-instrução, métodos de ensino em mudança e orientação mais direta do professor. Os dados de avaliação se tornam entrada para a próxima etapa do ciclo.


Aja. Neste exemplo, o & ldquo; act & rdquo; Passo é chamado de & ldquo; padronizar & rdquo ;. Quando os objetivos são atingidos, o projeto curricular e os métodos de ensino são considerados padronizados. Os professores compartilham melhores práticas em ambientes formais e informais. Os resultados deste ciclo tornam-se input para o & ldquo; analisar & rdquo; Fase do ciclo A + seguinte.


Extraído da caixa de ferramentas de qualidade de Nancy R. Tague. Segunda Edição, ASQ Quality Press, 2004, páginas 390-392.

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