Estratégias para avaliar e aumentar a fluência na leitura


Estratégias para avaliar e aumentar a fluência na leitura


Instituto Nacional de Alfabetização (nifl. gov)


Fluência é a capacidade de ler um texto com precisão, rapidez e com expressão e compreensão adequadas. Os alunos que são capazes de ler oralmente com velocidade, precisão e expressão, mas que não entendem simultaneamente o que lêem, não são fluentes. Os educadores valorizam as avaliações de taxa e exatidão porque ajudam a determinar o nível de automatismo de uma criança, ou o reconhecimento de palavras rápido e sem esforço que vem com muita prática de leitura.


Um indicador efetivo de fluência na leitura é ter um aluno a ler uma passagem do material do nível da série em voz alta por um minuto. Uma pontuação é dada representando o número de palavras que o aluno leu corretamente. Este procedimento é válido e confiável e é uma boa maneira de monitorar o progresso do aluno ao longo do tempo na leitura de material de nível de escolaridade. As pontuações podem ser facilmente graficadas para ilustrar o progresso e existem normas publicadas para os graus 1-3.


Outra ferramenta frequentemente usada para avaliar a precisão e compreensão da leitura oral é o inventário de leitura informal. Uma criança é tipicamente pedida para ler em voz alta uma passagem no nível da classe eo professor registra erros. Em seguida, a criança é convidada a responder verbalmente perguntas de compreensão sobre a passagem. Vários inventários de leitura informal publicados estão atualmente disponíveis.


Uma terceira ferramenta que pode ser usada para avaliar fluência inclui uma medida de expressão. Nas avaliações NAEP (National Reading Panel Report, pp. 3-10), foi utilizada uma escala de quatro pontos. Quando a leitura oral de uma criança era palavra por palavra, um ponto foi dado; Quando a leitura mostrou compreensão com pausas apropriadas em frases significativas e cláusulas, quatro pontos foram concedidos.


O que é 8220; leitura oral orientada8221 ;?


A leitura oral repetida guiada é uma estratégia instrucional que pode ajudar os alunos a melhorar uma variedade de habilidades de leitura, incluindo fluência. Há um número de procedimentos eficazes que podem ser usados ​​em fornecer a leitura oral guiada. Em geral, um professor, pai ou colega lê uma passagem em voz alta, modelando a leitura fluente. Em seguida, os alunos lêem o texto discretamente, por conta própria, às vezes várias vezes. O texto deve estar no nível de leitura independente dos alunos. Em seguida, os alunos ler em voz alta e, em seguida, reler a mesma passagem. Geralmente, a leitura do mesmo texto quatro vezes é suficiente.


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Alguns exemplos de técnicas mais específicas que envolvem a releitura com feedback incluem:


• Um adulto ou um par lê com o aluno, modelando a leitura fluente e depois pedindo ao aluno para ler a mesma passagem em voz alta com encorajamento e feedback pelo adulto ou par.


• Um aluno ouve uma fita de um leitor fluente lendo texto ao nível dos alunos independentes a um ritmo de cerca de 80-100 palavras por minuto. O aluno ouve a fita pela primeira vez e, em seguida, as práticas de leitura junto com a fita até que o aluno é capaz de ler com fluência.


• O aluno lê com um parceiro. Cada parceiro leva uma leitura de volta para o outro. Um leitor mais fluente pode ser emparelhado com um leitor menos fluente para modelar a leitura fluente. O leitor mais fluente pode fornecer feedback e encorajamento para o leitor menos fluente. Os alunos de habilidades de leitura semelhantes também podem ser emparelhados, especialmente se o professor tem modelado a leitura fluente ea leitura do parceiro envolve a prática.


• Teatro de leitores pode ser uma forma motivadora para melhorar a fluência. Os alunos lêem scripts e ensaiam uma peça para se prepararem para uma performance. A prática na leitura e releitura dos scripts fornece uma excelente oportunidade para melhorar as habilidades de fluência.


O que a pesquisa diz sobre incentivar os alunos a ler por conta própria como uma forma de melhorar as habilidades de leitura?


O National Reading Panel (NRP) encontrou estudos correlacionais indicando que os alunos que lêem mais são geralmente melhores leitores. Por serem estudos correlacionais, no entanto, não é claro se a relação é causal. Por exemplo, em um estudo correlacional, é possível que os bons leitores tendam a ler mais e os leitores pobres tendem a ler menos. O que não está claro a partir de estudos correlacionais é a direção da relação. O que gostaríamos idealmente de demonstrar é que a quantidade de leitura que um aluno faz determina se alguém se torna um bom leitor ou um leitor pobre. A fim de estabelecer a direção da relação, teríamos que fazer um estudo experimental que cuidadosamente manipula a quantidade de leitura que o aluno fará.


Como nenhum dos estudos revisados ​​foi experimental, o NRP não foi capaz de fazer uma declaração nesse sentido que encorajar os alunos a ler mais por conta própria realmente faz com que eles se tornem melhores leitores. No entanto, a riqueza de apoio dos estudos correlacionais sugere que a leitura mais leva ao crescimento na realização de leitura. Mais pesquisas precisam ser feitas para examinar o papel do aumento da leitura e seu impacto na fluência e na compreensão. O NRP sugeriu, portanto, que a leitura silenciosa sustentada durante o tempo de aula sem tempo reservado para instrução nas numerosas habilidades associadas com a leitura pode não ser uma maneira produtiva de gastar um valioso tempo de aula. É importante notar que o Painel não desestimulou os professores e outros a encorajar os alunos a ler mais por conta própria fora do horário da aula.


O que é monitoramento de progresso? Em fluência?


Monitorar o progresso na fluência de leitura envolve tirar amostras de alunos lendo e gravando as palavras corretas lidas por minuto. Os professores procuram aumentos nas palavras lidas corretamente por minuto do teste ao teste. Esta medida é altamente confiável, válida e fortemente correlacionada com a compreensão de leitura. Além disso, ele é altamente preditivo de desempenho em testes de leitura de high-stakes.

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